Datafolha diz que caiu apoio à Lava Jato após escândalo de Moro

A operação Lava Jato sofreu um avalo na aprovação após o escândalo envolvendo Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa, afirma o Datafolha.

Segundo pesquisa divulgada neste sábado (6), o ótimo/bom atribuído à ação caiu de 61% para 55%, na comparação com a pesquisa anterior, feita nos dias 2 e 3 de abril.

“Já a insatisfação se expressou no aumento daqueles que consideram a operação regular, de 18% para 24%, enquanto a rejeição como ruim ou péssima ficou estável em 18% —assim como os 3% que não deram resposta”, explica o instituto.

LEIA TAMBÉM
Decisões de Moro devem ser revistas para 58%, revela Datafolha

A sondagem ocorre quase um mês depois de o site Intercept publicar uma série de reportagens mostrando que Moro, na qualidade de julgador “imparcial”, combinava táticas com o acusador, o Ministério Público Federal, para tornar impossível a defesa dos réus, dentre os quais o ex-presidente Lula.

O Datafolha realizou a sondagem nos dias 4 e 5 de julho com 2.086 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Economia

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo.