Artistas se mobilizam em defesa dos índios Waiãpi do Amapá

Um cacique da tribo dos Waiãpi foi assassinado neste sábado (27), no Amapá, após ataque de um grupo de 50 garimpeiros fortemente armado invadir o território indígena. O episódio gerou a mobilização de artistas e figuras públicas nas redes sociais, que cobraram atitudes de autoridades brasileiras.

No início da tarde de sábado, o cantor Caetano Veloso publicou um apelo pelos Waiãpi. “Sou do 342 Amazônia. O grupo recebeu um grito, um pedido de socorro, dos índios Waiãpi, que estão sendo agredidos e ameaçados por garimpeiros no Norte do Brasil. Peço às autoridades brasileiras que, em nome da dignidade do Brasil no mundo, ouçam esse grito”, disse Caetano.

Mais tarde, o rapper Criolo também se pronunciou. “Um grupo de garimpeiros invadiu o território que é deles e está acontecendo violência. Mais um genocídio está prestes a acontecer, mas pode ser evitado”, alertou.

O cantor Lenine também usou as redes sociais para cobrar ação das autoridades. “É fundamental que a gente fique atento e reverbere isso. A gente espera que as autoridades brasileiras façam alguma coisa urgente”, disse.

Mais cedo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), fez um registro de ocorrência na Polícia Federal (PF) solicitando a intervenção. O parlamentar relatou ter recebido um pedido de ajuda dos índios.

A notícia sobre o ataque à aldeia no Amapá ocorre no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a liberação da mineração em terras indígenas.

Economia