Por Esmael Morais

Aos 86 anos, morre o sociólogo Chico de Oliveira

Publicado em 10/07/2019

O sociólogo Francisco de Oliveira faleceu nesta manhã de quarta-feira (10), aos 86 anos. De acordo com informações da família, ele esteve internado em São Paulo, onde residia, para tratar uma pneumonia e recuperava-se em casa. O velório será no salão nobre do prédio de Administração da USP, na Rua do Lago, 717.  O horário ainda não foi comunicado.

Chico de Oliveira, como era conhecido, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, ele pertenceu aos quadros técnicos do Banco do Nordeste e da Sudene, onde atuou com Celso Furtado.

Intelectual identificado com o marxismo,  Chico de Oliveira produziu extensa obra de cunho político e social. Foi também um ativista político com atuação no PT e PSOL.

Em 2004, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas pelo livro Crítica à razão dualista/O ornitorrinco, publicado pela editora Boitempo. Em 2013, foi o homenageado do IV Curso Livre Marx-Engels, organizado pela editora Boitempo e pelo Sesc.