Reviravolta no Caso Lula é destaque na imprensa internacional

Os principais jornais do mundo repercutiram nesta segunda-feira (10) as reportagens do The Intercept Brasil que revelaram a criminosa atuação da Lava Jato.

De acordo com conversas secretas divulgadas pelo site, o ex-juiz Sérgio Moro e o Ministério Público Federal do Paraná combinaram o agravamento de acusações para prender o ex-presidente Lula e tirá-lo da disputa presidencial de 2018.

LEIA TAMBÉM
STF convoca sessão extraordinária para amanhã cedo

As mensagens trocadas entre o atual ministro da Justiça e o procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa Lava Jato, mostram uma relação promíscua que a Constituição Federal proíbe porque o Brasil adota o sistema penal acusatória segundo qual o magistrado tem que ser imparcial no julgamento.

A seguir, confira as principais manchetes ao redor do mundo sobre o Caso Lula:

AL JAZEERA: (QATAR ) Lula foi condenado para impedi-lo de se candidatar em 2018.

Economia

PÁGINA 12 (ARGENTINA) BRASILGATE. pesquisador norte-americano ganhador do Prêmio Pulitzer revela que Sergio Moro, o juiz que sentenciou Lula e os promotores da força-tarefa projetaram falsidades que levaram a prisão do ex-presidente.

LA VANGUARDIA: (ESPANHA) Promotores brasileiros de combate à corrupção não tinham provas contra Lula

LE MONDE: (FRANÇA) De acordo com “The Intercept”, a investigação anticorrupção sobre Lula visava impedir seu retorno ao poder

LA JORNADA (MÉXICO): Chats do Telegram desnudam operação contra Lula no Brasil.

DEUTSCHE WELLE (ALEMANHA) Site divulga supostos diálogos entre Moro e membros da Lava Jato. Ministro do STF diz que colaboração entre juiz e procuradores afeta a equidistância da Justiça.

LA DIÁRIA (URUGUAI): Mensagens entre procuradores e o juiz Moro mostram motivações políticas na ação judicial contra Lula

SPUTNIK NEWS (RUSSIA): Moro e Dallagnol combinavam atuações na Lava-Jato.

MERCURIO (CHILE): Site brasileiro assegura que a operação da Lava Jato agiu contra Lula para impedir a esquerda de volta ao poder.

LE TEMPS (SUÍÇA): “reviravolta no Caso Lula”.