PM proíbe soldado gay de usar farda em noivado na Parada LGBT+


O soldado PM Leandro Prior pediu ao seu comando permissão para utilizar sua farda neste domingo (23) durante a 23º Parada LGBT, que ocorre em São Paulo, quando pretende pedir o namorado em casamento. A solicitação foi negada pela Polícia Militar.

No documento, o soldado justifica que a escolha da data se deu pelo evento comemorar o tema “50 anos de Stonewall” que, segundo ele, “foi uma série de manifestações violentas da comunidade LGBT+, contra invasão e tortura por parte da Polícia de Nova York”.

LEIA TAMBÉM
LGTB pode levar mais gente às ruas neste domingo que Marcha para Jesus

No pedido, Leandro cita o caso que viveu em junho de 2018, quando sofreu ameças por beijar um homem dentro do metrô enquanto estava fardado. Na nota ele diz que “viu como relevante a importância social e excelente oportunidade a instituição para ela evidenciar e acenar a sociedade paulista e brasileira que não compactua com a homofobia.”

Após o pedido realizado na sexta (14) por Leandro, a Polícia Militar encaminhou uma nota à imprensa dizendo que não faz distinção de pessoa por sua orientação sexual ou identidade de gênero. E que o pedido foi indeferido por normas internas da instituição, as quais não preveem o uso do fardamento por policial militar em folga durante manifestações.

*Com informações do Portal R7

Economia