Pesquisa diz que apoio ao fechamento do Congresso e STF avança entre a direita

Pesquisa de opinião Barômetro das Américas (Lapop) revela que o apoio ao fechamento do Congresso e a dissolução do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente da República em caso de “dificuldades” no país avançou entre a parcela da população que declara ser de direita.

Segundo a pesquisa, 30% dos que se declaram de direita concordam com o fechamento do Congresso Nacional “quando o país está em dificuldades”. Em 2006, primeiro ano da série histórica para este tema, 17% dos direitistas concordavam com a afirmação.

LEIA TAMBÉM:
The Intercept possui materiais inéditos sobre a Lava Jato

Os dados também revelam que 52% dos eleitores de direita concordaram com a dissolução do STF com o país em “dificuldades”. Em 2008, primeiro ano da série histórica para este assunto, o apoio entre a direita era de 15%.

Contudo, a pesquisa evidencia que a imensa maioria da população brasileira é contra dissolver o Supremo (62%) e fechar o Congresso Nacional (78%).

Coordenado pela universidade americana Vanderbilt, o levantamento foi realizado em toda a América. A etapa brasileira foi realizada em parceria com o Cepesp/FGV (Centro de Economia e Política do Setor Público da Fundação Getulio Vargas) ao longo de janeiro e fevereiro, com 1.498 entrevistados em 107 cidades das cinco regiões. A margem de erro é de 2,5 pontos. Os resultados foram divulgados na semana passada.

Economia

Com informações do Uol