‘Peso-real’: Rodrigo Maia critica fake news de Bolsonaro

ORodrigo-Maia presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou nesta sexta-feira (7) a proposta de moeda única entre Brasil e Argentina, batizada por Bolsonaro e Paulo Guedes de “peso-real”. No Twitter, o parlamentar comentou: “Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando? Espero que não”.

Durante reunião com empresários na visita oficial a Argentina, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes falaram sobre a possível criação de uma moeda única entre os países, chamada “peso-real”. O país vizinho se mostrou interessado. A ideia, no entanto, não é nova. Apesar de já ter sido muito discutida em governos anteriores, ela não chegou a ser efetivada.

O Banco Central do Brasil divulgou um esclarescimento nesta sexta-feira, dizendo que “não tem projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina”. “Há tão somente, como é natural na relação entre parceiros, diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional”, escreveu.