‘Nome sujo’ no SPC atrapalha compras para o Dia dos Namorados

O Clube Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) avaliam um 12 de junho – Dia dos Namorados – mais fraco este ano. A expectativa do CNDL e do SPC Brasil é que o Dia dos Namorados movimente R$ 12,5 bilhões. O valor médio das compras será de R$ 127, o que representa uma queda real de 27% em relação ao ano passado.

O quadro reflete também a crise econômica em curso no país com o endividamento das pessoas e famílias, além do desemprego em massa que afeta a população.

Segundo levantamento feito em todas as capitais, seis em cada 10 brasileiros pretendem adquirir algo para dar ao parceiro – e 33% deles estão inadimplentes. Entre esses, 69% estão com CPFs negativados em serviços de proteção ao crédito. Segundo a pesquisa, 7% dizem que vão deixar de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.

Um terço deles reconhece gastar mais do que pode na compra de presentes. Entre as  justificativas para ultrapassar os limites do orçamento, há o desejo de agradar o cônjuge ou namorado (37%), achar que o parceiro merece (34%) e desejo de impressionar (10%).

Com o Serasa atrapalhando, resta a beleza do amor. Só love…