Moro pede ajuda a Ratinho em véspera de depoimento no Senado

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, na véspera de seu depoimento na CCJ do Senado, irá aparecer hoje à noite no programa do Ratinho (SBT).

O ex-juiz terá que explicar amanhã aos senadores os malfeitos da força-tarefa cujo conluio entre ele [Moro] e integrantes do MPF visava agravar acusações contra réus, dentre os quais o ex-presidente Lula.

Com a cabeça a prêmio, Sérgio Moro foi ao Twitter para anunciar a entrevista: “Entrevista no Ratinho, hoje à noite.”

Moro foi acusado por uma série de reportagens do site Intercept de liderar um corrupto esquema na Lava Jato que visava punir adversários políticos e ideológicos.

LEIA TAMBÉM
Fraude pelo Whatsapp na campanha de Bolsonaro

Segundo conversas secretas divulgadas pelo jornalista Glenn Greenwald, o então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba combinava com o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa, estratégias para agravar a situação dos acusados.

Economia

Além de auxiliar a acusação (Ministério Público Federal), o ex-juiz também coordenava as ações de mídia da Lava Jato contra a defesa de réus –a exemplo do que ocorreu no dia do depoimento do ex-presidente Lula, 10 de maio de 2017. Moro pediu para que o MPF contestasse o ‘showzinho da defesa’ por meio de nota à imprensa.

O sistema penal acusatório previsto na Constituição Federal proíbe veementemente que o julgador atue para enfraquecer a defesa reforçando a acusação. A falta de imparcialidade do julgador causa nulidade absoluta da sentença.

A velha mídia e apresentadores de TV como Ratinho, interessados nas verbas publicitárias do governo federal, tentam criminalizar os jornalistas do Intercpet por terem jogado luz no criminoso esquema da Lava Jato.

“A ideia é tentar nos colar a algum tipo de crime – que não cometemos e que a Constituição do país nos protege. Moro disse que somos “aliados de criminosos”, em um ato de desespero. Isso não tem qualquer potencial para nos intimidar. Estamos apenas no começo”, escreveram nesta segunda-feira os editores do Intercept.