Por Esmael Morais

Moro depõe hoje no Senado; assista ao vivo pelo Blog do Esmael

Publicado em 19/06/2019

Prepare a pipoca. Daqui a pouco, a partir das 9h, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, se sentará no banco dos réus. Ele será inquirido pela CCJ do Senado sobre o escândalo da Vaza Jato. Você poderá assistir ao vivo pelo Blog do Esmael.

Moro terá direito a 30 minutos para se defender da acusação do site The Intercept Brasil que, por meio de vazamentos de conversas, revelam o ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba combinando com o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa, estratégias para agravar a situação dos acusados e em especial a do ex-presidente Lula.

Além de auxiliar a acusação (Ministério Público Federal), o ex-juiz também coordenava as ações de mídia da Lava Jato contra a defesa de réus –a exemplo do que ocorreu no dia do depoimento do ex-presidente Lula, 10 de maio de 2017. Moro pediu para que o MPF contestasse o ‘showzinho da defesa’ por meio de nota à imprensa.

O sistema penal acusatório previsto na Constituição Federal proíbe veementemente que o julgador atue para enfraquecer a defesa reforçando a acusação. A falta de imparcialidade do julgador causa nulidade absoluta da sentença.

O ministro Sérgio Moro chegará hoje pela manhã ao Senado ainda sob o impacto de nova reportagem, publicada na noite desta terça (18), em que ele [ex-juiz] blinda o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) de crimes cometidos. Em conluio com a força-tarefa, Moro fingiu que investigava o tucano para “parecer imparcial” o tribunal de exceção em Curitiba.