Intercept/Folha: Deltan prometeu fidelidade canina a Moro

A parceria entre Intercept e Folha trouxe neste domingo (23) mais uma escandalosa revelação do submundo da Lava Jato: o procurador Deltan Dallagnol prometeu fidelidade canina ao então juiz Sérgio Moro.

A declaração de submissão canina ocorreu em março de 2016, quando o ministro do STF Teori Zavaski questionava a atual de Moro e da força-tarefa.

LEIA TAMBÉM
Moro xingou de “alguns tontos” militantes do MBL, vazamento do Intercept

Após Moro dizer numa das mensagens no Telegram que tinha levado bolada nas costas da Polícia Federal, Deltan surge para acalmá-lo:

“Saiba não só que a imensa maioria da sociedade está com Vc, mas que nós faremos tudo o que for necessário para defender Vc de injustas acusações”, prometeu seu fiel amigo do Ministério Público Federal (MPF).

O sistema penal acusatório previsto na Constituição Federal proíbe veementemente que o julgador atue para enfraquecer a defesa reforçando a acusação. A falta de imparcialidade do julgador causa nulidade absoluta da sentença.

Economia

Na época, o então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba temia que Teori Zavaski, na condição de relator da Lava Jato no Supremo, desmembrasse os inquéritos que estavam sob controle de Moro em Curitiba e os esvaziasse num momento em que as investigações sobre a Odebrecht avançavam rapidamente.

Acerca das reportagens do Intercept

O combate à corrupção era feito com métodos corruptos, fora da lei, segundo revelou o site The Intercept ao Brasil e ao mundo.

1- juiz e acusação afastaram e escalaram procuradores para o caso Lula;

2- eles combinaram estratégia comum [julgador e MPF] para agravar a situação de acusado;

3- eles vazaram seletivamente para a velha mídia com a finalidade de prejudicar uma das partes;

4- eles protegeram político do PSDB que não queriam melindrar e, portanto, proteger de seus rigores midiáticos; e

5- aliás, eles faziam o plano de mídia conjuntamente contra adversários políticos e adversários.

Moral da história: quem não gostaria de ter um amigo fiel como Deltan?