Greve Geral: Metalúrgicos do ABC aprovam paralisação no dia 14


Metalúrgicos de dez fábricas no ABC paulista decidiram paralisar na greve geral do dia 14 de junho convocada pelas centrais sindicais contra a reforma da Previdência, por empregos e pela educação pública e de qualidade.

Organizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), as assembleias para a aprovação da greve geral já aconteceram na Volkswagen, Movent Automotive, Nakata Automotiva, Dana, Evacon, Belden, Asbrasil, Frabrimold, Metalúrgica Paschoal e Soma. A Rassini aprovou nesta terça-feira (04) a mobilização pela Greve Geral do próxima dia 14. A mobilização continua nesta semana na Usimatic, Rassini, Metalpart, ZF do Brasil, Caldex, Otis, Toledo e Autometal.

A expectativa da direção do sindicato é de que a base de 71 mil metalúrgicos e metalúrgicas pare e nenhuma fábrica do ABC funcione no dia 14 de junho.

“Vamos parar para mostrar toda a insatisfação com esta reforma da Previdência de Bolsonaro e Guedes, que somos contrários aos cortes de investimento na educação e que queremos mais empregos de qualidade”, afirmou o Secretário-Geral do SMABC, Aroaldo Silva.

Inicialmente convocada para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 06 que acaba com a aposentadoria de milhões de brasileiros e pela geração de emprego e renda, a greve geral também incluiu na pauta a defesa da educação, depois que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou cortes que praticamente destroem o ensino público brasileiro.

*Com informações da CUT/Foto de Raquel Camargo

Economia