Garçons processam jornalista Ancelmo Gois por ‘fake news’


Os garçons do La Fiorentina, no Leme, zona sul do Rio, entrarão com uma ação por perdas e danos contra o jornalista Ancelmo Gois, que, em sua coluna no jornal “O Globo”, noticiou há duas semanas que o “restaurante iria à leilão”, um tradicional ponto dos artistas da cidade. Gois que, no início do ano, foi vítima de “fake news” acusado pelo então ministro da Educação Veléz Rodriguez de ser um agente da extinta KGB soviética, agora deslizou no danoso expediente que infesta a mídia corporativa.

A notícia não era verdadeira e causou um forte impacto na clientela e no meio artístico, muito ligado à casa. Dezenas de reservas foram canceladas, causando não só perda de receita para o restaurante, mas, também, para os garçons que vivem de comissões e gorjetas dos clientes.

Segundo Assis, maitre da casa há 18 anos, “é um absurdo um cara escrever uma mentira como ele fez. Essa cidade já está à mingua pela falta de segurança, com todos os bares e restaurantes lutando para sobreviver e ainda temos de enfrentar notícia mentirosa para prejudicar os trabalhadores? Perdemos dezenas de reservas nos últimos dias porque os clientes acharam que a casa tinha acabado! Foi um crime, uma irresponsabilidade desse Ancelmo Gois”, declarou.

A direção da casa, também tomará a mesma medida dos garçons e contratou o advogado Carlos Kenigsberg para entrar com uma ação judicial contra aquele jornalista por perda e danos. Os valores das ações não foram ainda apurados.

*Com informações do Jornal do Brasil