França: Protesto dos coletes amarelos perde força neste 29º sábado consecutivo

Compartilhe agora!


Após seis meses de mobilização, os protestos dos coletes amarelos perdem força. Neste sábado (1), apenas 1.500 pessoas, segundo a polícia, participaram da 29ª manifestação consecutiva nas ruas de Paris. Os líderes do movimento contestam os cálculos da polícia e dizem que o protesto parisiense deste sábado reuniu 9.500 manifestantes.

De qualquer maneira, essa é a menor participação desde o início do movimento social contra o governo do presidente Emmanuel Macron, iniciado em 17 novembro de 2018. Protestos foram registrados em outras cidades da França, mas com menor adesão.

A manifestação aconteceu sem incidentes ou cenas de violência. Apesar de menos numerosos, as palavras de ordem continuam intactas: “Justiça social, justiça fiscal”; “anticapitalismo”; “Macron demissão”; “Por um mundo melhor”.

Sandrine, uma manifestante de 53 anos, garante que o movimento não morreu. “Não vamos abandonar. A mídia diz que acabou, mas é falso”, afirma Sandrine que participou de todos os protestos.

Desde 17 de novembro, 2.448 coletes amarelos e 1.797 policiais ficaram feridos durante as manifestações, segundo dados oficiais do Ministério do Interior.

*Com informações da RFI

Compartilhe agora!