Por Esmael Morais

Confiscaram a caneta BIC do Bolsonaro

Publicado em 04/06/2019

Crescem os rumores de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL), de facto, perdeu a caneta BIC e já não governa há muito tempo. Reina, mas não governa.

A tese é do professor Marcus André Melo, da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA), que nesta segunda-feira (3) teve artigo publicado na Folha sobre o tema.

Para o catedrático, o pacto entre os Poderes proposto por Bolsonaro obviamente não representa pacto em seu sentido forte. “Bolsonaro reina mas não governa”, cravou.

LEIA TAMBÉM
“Painel do Haddad” estréia em breve nas redes sociais

Quem governa no lugar de Bolsonaro? Os mercados e o Centrão, por óbvio. Eles têm apoio da milícia virtual e da velha mídia. Cada qual com seus interesses, que são diferentes dos da sociedade.

Revisão dos benefícios do INSS? Não tem problema. Entra em cena o esquadrão da morte formado por mercado-centrão-mídia.

Reforma da previdência? Idem. O pelotão de fuzilamento é convocado.

Corte de verbas da educação? Deixa com a trinca maldita.

Bolsonaro é apenas figura decorativa. Aos olhos dessa caterva, ele mais atrapalha do que ajuda na celeridade da destruição do País.

Portanto, a BIC de Bolsonaro não tem tinta. Vide o caso da ampliação da validade da CNH de 20 para 40 pontos e a luta dele contra radares móveis. Ah, também ficou a cargo do presidente a revogação do horário de verão!

Então, quem governa de facto? Ora, Rodrigo Maia, o Rei do Gado, sumo líder do Centrão.