Comitê lança abaixo-assinado por anulação de processos contra Lula

Lula-Livre-mulheres O Comitê Nacional Lula Livre lançou nesta terça-feira (25) um abaixo-assinado endereçado aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação dos julgamentos do ex-presidente Lula (PT).

O documento tem como base reportagens da imprensa que expuseram conversas ilegais entre o então juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato.

ASSISTA:
AO VIVO: Senado vota projeto de abuso de autoridade

Segundo o comitê, a campanha é motivada pela atuação de Sérgio Moro como chefe das investigações e comandante e dos procuradores da República “por meio de aconselhamentos, repreensões e orientações, repassando conteúdos de decisões antes que fossem tomadas, dicas de supostas provas, e determinando ordem das fases da operação”. O que é ilegal.

O comitê ainda destaca que através de diálogos estabelecidos em aplicativo de mensagens e em reuniões presenciais o juiz rompeu a “determinação de imparcialidade e impessoalidade, fixadas pela Constituição Federal de 1988, pelo Código de Processo Penal e pelo Código de Ética da Magistratura. Sua suspeição é irrefutável, e tem como consequência a nulidade absoluta do processo, na forma prevista no inciso IV, do artigo 254, c/c inciso I, do artigo 564, ambos do Código de Processo Penal”.

O abaixo-assinado vai circular nos formatos digital e impresso e pode ser acessado aqui.

Economia