UNE, Ubes e ANPG: O Brasil se une contra os cortes

A União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a Associação Nacional de Pós-Graduandos publicaram uma resolução nesta sexta-feira (17) analisando o movimento de resistência aos cortes na educação pública federal. As entidades também conclamam os estudantes a tomarem as ruas no próximo dia 30 de maio.

LEIA TAMBÉM: Orlando Silva: O “tsunami da educação” fez a frente ampla nas ruas

O “tsunami da educação” ocorrido no último dia 15 de maio foi o primeiro grande movimento de resistência ao governo Bolsonaro. Os estudantes mostraram que, assim como no Fora Collor, são eles que têm as condições de liderar a luta que pode derrubar Bolsonaro e recolocar o país no caminho do desenvolvimento e da justiça social.

Leia a resolução das entidades estudantis:

O BRASIL SE UNE CONTRA OS CORTES

O último dia 15 de Maio representou para a história do Brasil um marco na defesa da nossa educação. As universidades, institutos federais, escolas, públicas e privadas, paralisaram suas atividades, estudantes, professores, trabalhadores e famílias saíram as ruas para demonstrar sua indignação contra os cortes feitos na educação brasileira que prejudicam seriamente o funcionamento de todas universidades e institutos federais em todo o país. Alcançamos mais de dois milhões de pessoas nas ruas.

Economia

Diversas entidades educacionais, pesquisadores e os próprios reitores já afirmaram que esses cortes prejudicam pagamentos de questões essenciais para o funcionamento dessas instituições, portanto o discurso do governo que existe um contingenciamento de recursos que podem ser liberados, não se sustenta. Assim como não é real o que o Ministro da Educação tem dito ao tentar colocar a responsabilidade desses cortes em governos anteriores. Os cortes na educação fazem parte de uma decisão política desse governo, que não busca outras alternativas para solução dos problemas fiscais, enquanto o pagamento de juros absurdos aos bancos continuam aumentando.

Além disso, mesmo após o dia 15 de Maio e as grandes manifestações, o governo continua com os ataques à educação. No dia 16 Bolsonaro lançou um decreto que altera regras sobre escolha de dirigentes universitários, colocando essas indicações nas mãos do governo, o que fere diretamente a autonomia e a democracia universitária na escolha de diretores, pró-reitores, etc. No mesmo dia o presidente do INEP foi demitido, com um objetivo claro, indicar um novo nome que tenha disposição de burlar a lei de proteção de dados e acessar, de maneira ilegal, informações de milhões de estudantes para emitir Carteiras de Estudante, em uma retaliação às entidades estudantis que tem lutado com firmeza para defender a educação.

Nesse sentido a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) mais uma vez convoca a todos e todas estudantes para se mobilizarem nos próximos dias, indo às ruas com suas produções acadêmicas e materiais de estudo; convocando assembleias em todas universidades, cursos, institutos federais e escolas; bem como convocando paralisações e a presença nos atos do dia 30 de Maio, acumulando forças também para a luta contra a Reforma da Previdência que terá seu ápice na Greve Geral de todos trabalhadores no dia 14 de Junho.

União Nacional dos Estudantes

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Associação Nacional de Pós-Graduandos

São Paulo, 17 de Maio de 2019.