STJ determina continuidade de ação penal contra Beto Richa

Foto: Divulgação / PSDB Paraná.
O ex-governador do Beto Richa (PSDB) não conseguiu se livrar de uma ação penal contra ele no âmbito da Operação Rádio Patrulha, promovida pelo Ministério Público do Paraná.

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus aos irmãos tucanos para anular atos da ação penal, que levaram eles à prisão em setembro do ano passado.

Na mesma sessão, o colegiado cassou liminar da presidência do STJ que, em janeiro deste ano, havia suspendido o curso da ação penal até o julgamento do mérito do habeas corpus.

O ex-governador e o irmão dele, Pepe Richa, são investigados por um esquema de propina envolvendo fraude em licitação no programa Patrulha no Campo.

LEIA TAMBÉM
Reitor da UFPR fala dos ataques do governo Bolsonaro

Os advogados alegaram cerceamento de defesa de Beto Richa haja vista que ele não teve acesso integral ao procedimento licitatório em investigação.

Economia

Ao negar o habeas corpus ao tucano, a ministra Laurita Vaz rechaçou a tese de cerceamento de defesa porque foi conferido ‘oportunamente’ às partes o acesso aos documentos.

“Ademais, no caso, a defesa nem sequer sustentou que o acesso antecipado à integralidade do procedimento licitatório seria apto a embasar eventual hipótese de absolvição sumária. Desse modo, a juntada do documento antes da abertura de prazo para as alegações finais permite aos acusados o exercício do contraditório e da ampla defesa, afastando-se, por conseguinte, o alegado prejuízo”, escreveu a relatora.

Com informações do CONJUR