Manifestantes do dia 26 em SP são brancos e confiam na TV Record

Pesquisa elaborada pelo Monitor do Debate Político divulgada pelo portal da Revista Fórum aponta que a maioria dos manifestantes que foram à avenida Paulista, em São Paulo, na tarde d domingo (26) é composta por homens brancos.

De acordo com o estudo, 65% dos manifestantes são do sexo masculino, enquanto 35% são do sexo feminino. Boa parte deles (23%) tem entre 35 e 40 anos e outra boa parcela (23%) estão com idade entre 55 e 64 anos.

Chama a atenção o fato de que a maior parte é composta por brancos: 64% se declararam brancos, enquanto apenas 22% se declararam pardos e 6% negros. 1% se declarou indígena.

Outro ponto de destaque na pesquisa é a falta de confiança dos manifestantes na imprensa e a ojeriza à Globo. 98% disseram que não confiam na emissora da família Marinho e 95% não confiam na Folha de S. Paulo.

O veículo em que os manifestantes mais confiam é a Record (63%), emissora cujo dono é o bispo Edir Macedo, apoiador declarado de Bolsonaro. Outro veículo de prestígio entre os manifestantes é o site República de Curitiba (44% dizem confiar).

O Movimento Brasil Livre (MBL), que ajudou a puxar manifestações em prol do impeachment de Dilma Rousseff, também perdeu credibilidade entre os bolsonaristas de São Paulo: 66% não confiam na entidade.

Economia

Já o escritor Olavo de Carvalho tem a maior simpatia entre os manifestantes: 65% disseram confiar no autodeclarado filósofo, enquanto outros 57% dizem confiar na deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP).

Ao todo, foram entrevistadas 434 pessoas que estiveram no ato da avenida Paulista. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

As informações são da Revista Fórum.