Grupo protesta em Salvador contra cortes de verbas da UFBA

Estudantes, professores e integrantes de movimentos sociais realizaram nesta segunda-feira (6), em Salvador, um protesto contra o corte de 30% no orçamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada.

O grupo se concentrou na Faculdade de Educação da UFBA, no Vale do Canela, por volta das 9h. Depois seguiram em passeata pela Avenida Reitor Miguel Calmon, uma das mais movimentadas de Salvador, rumo à reitoria da instituição.

LEIA TAMBÉM:
No Rio, Bolsonaro enfrenta protesto contra o corte no orçamento da educação

O corte de repasses às instituições federais virou o centro de polêmica no país, após o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciar, em entrevista ao Estado de São Paulo, que o MEC iria cortar recursos de universidades federais que apresentassem desempenho acadêmico fora do esperado e, ao mesmo tempo, estivessem promovendo “balbúrdia”.

Inicialmente, somente a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) estavam na lista para o corte. Depois, o governo disse que a medida valeria para todas as universidades e institutos federais do país.

Assista:

Economia


Com informações do G1 Bahia