Faixa arrancada por bolsonaristas vira símbolo de luta na UFPR


A faixa “Em Defesa da Educação” arrancada por vândalos que participavam de um ato pró-Bolsonaro no domingo (26) virou o símbolo da luta em defesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nesta segunda, estudantes recuperaram a faixa e a estenderam na fachada da Casa do Estudante Universitário (CEU).

A faixa será recolada no prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade) na próxima quinta-feira (30) durante nova manifestação em defesa da Educação.

O reitor da UFPR, Marcelo Ricardo Fonseca, disse em entrevista ao blog de Leonardo Sakamoto, no Uol, que a atitude dos apoiadores de Bolsonaro foi um “elogio à ignorância” e a causa da educação tem “universalismo” maior que “um conjunto de tolos” que vociferam e arrancam um cartaz.

Coletivos estudantis da UFPR confeccionam adesivos e camisetas com a reprodução da faixa para a concentração desta quinta. Nas redes sociais, os estudantes, professores, servidores e ex-alunos da “Federal” usam o modelo da faixa (a frase em Defesa da Educação em letras brancas e o fundo vazado em preto) como perfil em suas páginas no Facebook e Instagram.