Expectativa da população piora em relação ao restante do mandato de Bolsonaro, diz XP

A pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (24), aponta que, para além da queda nos índices de aprovação do governo Bolsonaro, a expectativa da população piorou em relação ao futuro do governo.

As manifestações de 15 de maio impactaram no humor da população e contribuíram para a queda na confiança da capacidade do governo de oferecer respostas à crise econômica e aos graves problemas sociais que se avolumam no país.

Pela primeira vez a pesquisa XP/Ipespe questionou os entrevistados sobre o andamento da agenda de Bolsonaro no Congresso, e apenas 4% avaliaram como satisfatório. Para 35%, a agenda tem prosseguido lentamente por culpa do governo e do Congresso, enquanto 30% creditaram o ritmo lento à atuação apenas do Congresso e 20% culparam só o governo pela lentidão.

Sobre as manifestações de 15 de março contra o congelamento de verbas para a educação, 57% disseram que os atos tiveram importância, enquanto 38% disseram que o movimento não teve relevância. Para 86% dos entrevistados, os protestos provavelmente vão voltar a ocorrer.