Estudantes de colégios militares proibidos de participar da Olimpíada de História

Os estudantes dos colégios militares de todo o país foram proibidos de participar da 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Departamento de Educação e Cultura do Exército alegou que “não é possível a participação dos alunos na competição pelo fato de não atender à proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar do Brasil”.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro quer fechar o Congresso, diz Folha

Os alunos já estavam participando da primeira fase da olimpíada, composta por um questionário on-line de múltipla escolha. Um dia antes da entrega, veio uma ordem para que todas as equipes fossem suspensas.

“A alegação foi de que havia um viés ideológico conflitante com as bases da Diretoria”, conta Luiz Buscariolli, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Militar de Brasília. Ele decidiu enviar as respostas mesmo com a proibição e passou para a segunda fase, mas não sabe se poderá continuar.

Luiz considera que a medida é “drástica”: “Os alunos são proibidos de participar como se aquilo fosse algo nocivo para eles. Mesmo que a afirmação do Exército estivesse correta, o que já é algo muito questionável, qual seria o problema de os estudantes terem contato com ‘uma ideologia diferente?’. Isso ajudaria na formação de senso crítico”.

Em nota, a organização da Olimpíada afirma que o conteúdo abordado segue o objetivo principal do projeto: incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados temas.

Economia

Segundo a coordenação, “as equipes do sistema Colégio Militar do Brasil participam da Olimpíada de História desde a primeira edição, em 2009, com brilhantismo, tendo já obtido inúmeras medalhas”.

Confira a nota da coordenação da Olimpíada na íntegra:

“A coordenação da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) informa nesta terça-feira (14/05/2019) que tomou conhecimento do comunicado do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), referente à participação dos alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) na 11ª edição da Olimpíada de História, por meio de reportagem da CBN veiculada ontem, dia 13/05/2019. As equipes do SCMB participam da Olimpíada de História desde a primeira edição, em 2009, com brilhantismo, tendo já obtido inúmeras medalhas.

Ressaltamos que a proposta da Olimpíada de estudo consistente e aprofundado da História do Brasil tem auxiliado a milhares de estudantes em seu desempenho escolar, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em vestibulares e concursos.

Dessa forma, o conteúdo abordado na primeira fase da 11ª edição segue o objetivo principal do projeto: incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados temas. Para que isso seja possível, oferecemos nas provas e tarefas informações, textos, imagens e mapas para que embasem a elaboração das respostas. As questões e atividades são elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Destacamos, porém, que a participação ou não na Olimpíada de História é opcional e que não temos nenhuma ingerência sobre as decisões pedagógicas das escolas participantes.

Neste ano, 73 mil alunos e professores se inscreveram na competição, o que corresponde a 18,5 mil equipes. Desse total, 16,6 mil grupos seguiram para a segunda fase, que teve início nesta segunda-feira (13/05/2019).”

As informações são do Correio Brasiliense.