Em nota, PT apoia Cuba e condena Lei Helms-Burton

Gleisi-Reunião PTA presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, subscreve nota do partido contrária ao bloqueio a Cuba pelos EUA.

“A aplicação da Lei Helms-Burton é o melhor exemplo de ingerência de um país sobre outro”, diz um trecho do documento que também é assinado por Monica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT.

LEIA TAMBÉM
Estudantes da UnB decidem aderir à greve da Educação no dia 15

A seguir, leia a íntegra da nota oficial:

Comunicado em apoio a Cuba e contra a Lei Helms-Burton

O Partido dos Trabalhadores manifesta seu rechaço contra as recentes medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos da América contra Cuba.

Economia

Desde 1962, o criminoso bloqueio estadunidense penaliza o povo cubano com regras que buscam sufocar o país e limitar seu desenvolvimento social e econômico. O governo e a população bravamente resistem, apesar dos contratempos, e a sociedade cubana logrou uma série de avanços sociais, alcançando alguns dos melhores índices educacionais, de saúde e de segurança no mundo.

Em 2014, com o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, imaginamos um novo momento de diálogo para o continente americano. Lamentavelmente, a chegada de Donald Trump ao governo estadunidense mostrou-se um total retrocesso em várias frentes, gerando uma nova onda de incertezas para o mundo e, principalmente, para a América Latina e Caribe. Vivemos agora um momento de ameaças constantes de conflitos e de intervenção dos EUA.

A aplicação da Lei Helms-Burton é o melhor exemplo de ingerência de um país sobre outro, feita de forma totalmente ilegal perante a lei internacional. Ataca sobretudo a soberania de outros países que buscam manter relações com Cuba e não compactuaremos com políticas deste tipo.

O governo e o povo cubanos continuam demonstrando que é possível lutar pela solidariedade entre as nações, por um mundo de paz e desenvolvimento para os seres humanos e o meio ambiente.

Por esse motivo, seguiremos apoiando Cuba em seu caminho e denunciaremos todo e qualquer ato contra esta corajosa nação.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais