Efeito Bolsonaro: Multinacionais deixam o Brasil

Diversas empresas estrangeiras estão desistindo de investir no Brasil e estão encerrando suas atividades por aqui. entre elas estão a gigante da fotografia Nikon, a Ford Caminhões, os laboratórios Roche e Eli Lilly, a gráfica RR Donnelley, o aplicativo Glovo, e a cervejaria Brasil Kirin.

Os motivos são as dificuldades de reação da economia brasileira e problemas estruturais de produtividade, o país também tem perdido a atratividade para investidores estrangeiros.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro fura o olho da Globo

Embora as razões apresentadas pelas empresas não sejam necessariamente as mesmas na maioria dos casos está a dificuldade de conseguir os resultados esperados, a decepção com o ritmo de crescimento da economia brasileira e a elevada imprevisibilidade.

Diante das dificuldades de gerar a receita esperada e de expandir os negócios, a saída encontrada por essas empresas foi vender a operação para concorrentes já estabelecidos ou simplesmente fechar as portas.

Outras recusaram-se a desistir, mas decidiram encerrar a produção local, passando a atuar somente com distribuição de importados. Consequentemente, fecharam postos de trabalho e colocaram mais pessoas na fila do desemprego.

Economia

Segundo dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil caiu 12% em 2018, para US$ 59 bilhões. Com a queda, o Brasil passou da 4ª para a 9ª colocação entre os principais destinos no mundo. Em 2011, o montante chegou a US$ 96 bilhões.

As informações são do G1.