Educação: Atos confirmados em 23 capitais e Brasília na quinta

Entidades e coletivos estudantis confirmaram atos em Brasília e mais 23 capitais do país na próxima quinta-feira (30). Os atos em defesa da Educação e contra os cortes de verbas também devem contribuir para reforçar a greve geral do dia 14 de junho contra a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

Na semana passada, o governo repôs nos investimentos da educação R$ 1,58 bilhão, mas os cortes ainda alcançam R$ 4,25 bilhões, o que ainda ameaça inviabilizar o funcionamento de universidades e institutos federais no próximo ano. Além da reposição insuficiente, os estudantes apontam outros ataques à educação que se somam aos cortes e motivam as mobilizações.

No dia seguinte às grandes mobilizações, o governo Bolsonaro editou decreto que altera regras sobre escolha de dirigentes universitários, que deverão agora contar com o aval dos ministros da Casa Civil e da Secretaria Geral da Presidência da República. Para os estudantes, a as indicações nas mãos do governo ferem diretamente a autonomia e a democracia universitária.

A UNE, a Ubes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocam a todos e todas estudantes a ir às ruas na próxima quinta (30) portando suas suas produções acadêmicas e materiais de estudo como símbolos da luta em defesa da educação.

Confira o local e hora dos atos:

Economia

*Com informações da RBA