Defesa de Temer entra com habeas corpus no STJ


A defesa de Michel Temer entrou no início da tarde desta quinta-feira (9) com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a fim de impedir nova prisão. Temer se apresentou à sede da Polícia Federal em São Paulo para cumprir novamente prisão preventiva às 14h56 de hoje.

Temer já havia sido preso em 21 de março deste ano pela força tarefa da Lava Jato em 1 mandado expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Foi solto 4 dias depois após decisão liminar (provisória) do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), que questionou a fundamentação das prisões.

Na última 4ª feira (8), por 2 votos a 1, a 1ª Turma do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região revogou um habeas corpus, de Temer e de João Baptista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima, que suspendeu prisão preventiva de ambos, e, desta forma, os dois devem voltar à prisão.

Após a decisão, Temer disse que iria se apresentar “voluntariamente”. “Em primeiro lugar, decisão da Justiça se cumpre. Segundo ponto, claro, eu a considero inteiramente equivocada sob o foco jurídico. Eu sempre sustentei que nessas questões todas não há prova. Para mim, foi uma surpresa desagradável, mas eu amanhã me apresento voluntariamente”, afirmou.

Na tarde desta 5ª feira (9) juíza Caroline Figueiredo, da 7ª Vara Criminal do Rio, emitiu uma ordem de prisão preventiva (por tempo indeterminado) à Temer e seu amigo.