Com corte do governo, Censo do IBGE encolhe 32%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (28) que o Censo Demográfico 2020 terá um total de 76 perguntas, 32% a menos que formulário original, que teria 112 questões.

A presidente do Instituto, Susana Cordeiro Guerra, confirmou que o orçamento para a pesquisa teve um corte de 25%. De R$ 3,1 bilhões, foi reduzido para R$ 2,3 bilhões.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Os pesquisadores do IBGE visitam os domicílios pelo país para obter dados sobre as características dos moradores, nível de estudo, trabalho, entre outras informações.

A última edição do Censo foi em 2010. O IBGE estima que a população tenha aumentado em cerca de 10,4% desde então. O órgão acredita que o Brasil tenha atualmente 213 milhões de habitantes.

Na pesquisa do próximo ano o questionário básico terá 25 perguntas. Em 2010 foram 34 questões. Já o formulário de amostra, que é aplicado em apenas 10% das visitas, terá 76 questões, 34 perguntas menos do que o censo 2010.

Susana Guerra confirmou que os 190 mil pesquisadores do IBGE vão visitar um total de 71 milhões de domicílios, em 5570 municípios de todo o Brasil.

Economia

O diretor de pesquisas do IBGE, Eduardo Rios-Neto, afirmou que a diminuição do questionário vai proporcionar uma redução de mais de 2 minutos em cada aplicação do formulário.

“Na simulação realizada nós tivemos algo em torno de 4,3 minutos para cada questionário básico. Antes esse número era de 7 minutos.”

Com informações do G1.