Bolsonaro despenca 72 pontos, diz pesquisa XP

Pesquisa da XP Investimentos divulgada nesta segunda-feira (27) revela que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) despencou 72 pontos em aprovação, durante quatro meses, entre agentes do mercado.

De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 22 e 24 de maio (antes, portanto, das manifestações de domingo), a percepção ótima ou boa do governo do pesselista despencou de 86% em janeiro para atuais 14%.

LEIA TAMBÉM
Mercado reduz previsão do PIB pela 13ª semana consecutiva

Na prática, o mercado está dizendo que já abandonou Bolsonaro e não acredita mais na ladainha da reforma da previdência (fim da aposentadoria) proposta pelo demissionário ministro da Economia, Paulo Guedes.

“No sentido oposto, o nível de ruim ou péssimo saltou de 1% para 43% no mesmo intervalo”, diz a pesquisa da XP, que sondou 79 investidores institucionais, entre gestores de recursos, economistas e consultores de grupos nacionais e estrangeiros.

Apesar do pessimismo do mercado, Jair Bolsonaro ainda tem um “piso” de apoio aproximado de 20% da população —como demonstrou o ativista social Milton Alves, de Curitiba, em seu artigo no Blog do Esmael.

Economia