PT é o partido preferido dos eleitores brasileiros, diz pesquisa

O PT continua sendo o partido preferido da maior parte dos eleitores brasileiros, é o que revela a pesquisa do Atlas Político realizada entre os dias 1 e 2 de abril.

LEIA TAMBÉM:
Deputado Zeca Dirceu chama ministro Paulo Guedes de tchutchuca; assista

De acordo com o levantamento, 15,8% dos eleitores que participaram da pesquisa dizem preferir o PT. Em segundo lugar está o Partido Social Liberal (PSL) do presidente Jair Bolsonaro, com 5,5% da preferência. Em terceiro está o partido Novo, com 2,1%.

“Se você olha a pesquisa histórica de preferência partidária, o PT sempre esteve na frente, separado dos outros”, explica Andrei Roman, cientista político e diretor do Atlas Político.

Para Roman, PSL e Novo ocuparam o espaço do PSDB e do MDB, que tinham a preferência de um eleitorado mais de centro e de direita. Hoje, cada um possui apenas 1% da preferência do eleitorado, atrás também do PDT (em quarto lugar na preferência, com 1,9%) e do PSOL (em quinto lugar, com 1,2%).

“A implosão do PSDB e do MDB na preferência do eleitorado e a subida do PSL e do Novo indicam uma implosão do centro político, algo observado em outros países como Estados Unidos e Reino Unido”, opina.

Economia

O Atlas Político ouviu 2000 eleitores em todos os Estados do Brasil.

Confira os números da pesquisa:

Com informações do El País