Minha Casa, Minha Vida: Atrasos nos repasses às construtoras ameaçam 50 mil empregos

O setor da construção civil fortemente atingido na recessão econômica e pela operação Lava Jato pode demitir 50 mil trabalhadores, caso o governo continue atrasando os repasses para as construtoras que atuam no programa “Minha Casa, Minha Vida”, informou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins.

A defasagem no cronograma dos repasses começou no início do ano. Com a promessa de que a situação seria regularizada, os empresários aguardaram até março. Como o dinheiro não veio, eles falam agora em dispensar até 50 mil empregados nos próximos dez dias. A dívida seria de R$ 450 milhões.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, enviou mensagens aos ministros da Casa Civil, do Desenvolvimento Regional e da Economia informando que “não consegue mais segurar o pessoal”.

Dados da CBIC indicam que o Minha Casa, Minha Vida representa dois terços do mercado imobiliário brasileiro. O setor da construção, que chegou a empregar 3,4 milhões de pessoas, hoje emprega 2 milhões.

*Com informações da Coluna Painel