MEC em crise política e gerencial banca viagem de assessores ‘olavetes’ para Paris


O Ministério da Educação (MEC) atravessa uma crise política e gerencial sem precedentes, porém três assessores da pasta ligados ao jornalista Olavo de Carvalho vão viajar para Paris, com passagens em poltronas especiais e gordas diárias. Entre os dias 6 e 14, participarão de eventos e de uma obscura agenda que a própria pasta classifica como “assuntos laterais” da área do ensino.

Segundo a agenda oficial, os assessores participam apenas de encontros com integrantes da Delegação do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da sessão da Education Policy Committee (EDPC) e da visita à Casa França-Brasil. Integram a comitiva Bruna Luiza Becker, assessora especial do MEC, Mariana Nascimento Santos, chefe interina da Assessoria Internacional da pasta, e Murilo Rezende Ferreira, assessor do gabinete do ministro Vélez Rodríguez.

Todos integrantes do grupo fazem parte da equipe de “olavetes”, seguidores do jornalista e autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho, conhecido como o “guru” da família do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O grupo dos chamados olavetes é o responsável pela crise que se instalou em fevereiro, quando o ministro Ricardo Vélez Rodríguez enviou uma carta às escolas, sugerindo que crianças fossem filmadas cantando o Hino Nacional.

*Com informações do O Estado de São Paulo