Lucro dos bancos chega a R$ 98 bilhões, mas Bolsonaro e Guedes querem mais

O lucro líquido dos bancos brasileiros no ano passado cresceu 17,4% em relação a 2017 e chegou a R$98,5 bilhões. Segundo o Banco Central (BC), é o maior valor desde 1994, quando teve início o Plano Real.

LEIA TAMBÉM: Carta de Jô Soares “explicando” o nazismo para Bolsonaro viraliza nas redes

Segundo o BC, a rentabilidade dos bancos foi puxada pela redução de despesas administrativas e de recursos reservados para cobrir calotes de clientes.

A PEC da Previdência, proposta pelo presidente Bolsonaro (PSL), deve aumentar ainda mais o lucro das instituições financeiras.

A coordenadora de pesquisas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Patrícia Pelatieri, explica que o projeto é, na verdade, uma reforma estrutural que agrada fortemente o mercado financeiro, porque introduz a possibilidade de criação de um sistema de capitalização individual.

“Os grandes favorecidos são os bancos, que vão colocar a mão por décadas nesse fundo bilionário. No Chile, as seis instituições que fizeram o modelo de capitalização lucraram bilhões, enquanto a aposentadoria dos trabalhadores ficou muito abaixo do esperado”.

Economia

As informações são do Brasil de Fato.