Governo Bolsonaro diz à ONU que não houve golpe em 64

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviou telegrama à Organização das Nações Unidas (ONU) afirmando que “não houve golpe de Estado” em 31 de março de 1964 e que os 21 anos de governos militares foram necessários “para afastar a crescente ameaça de uma tomada comunista do Brasil e garantir a preservação das instituições nacionais, no contexto da Guerra Fria”.

LEIA TAMBÉM:
Aprovação do governo Bolsonaro segue caindo

No telegrama enviado pelo Itamaraty, o governo afirma ainda que “os anos 1960-70 foram um período de intensa mobilização de organizações terroristas de esquerda no Brasil e em toda a América Latina” e que o golpe contou com o apoio da “maioria da população”.

O texto é uma resposta às críticas feitas na última sexta-feira (29) pelo relator especial da ONU para a promoção da Verdade, Justiça, Reparação e Garantias de Não Repetição, Fabian Salvioli, aos planos do governo de comemorar o golpe de 64.

Na ocasião, o relator especial da ONU afirmou em comunicado que “comemorar o aniversário de um regime que trouxe tamanho sofrimento à população brasileira é imoral e inadmissível em uma sociedade baseada no Estado de Direito. As autoridades têm a obrigação de garantir que tais crimes horrendos nunca sejam esquecidos, distorcidos ou deixados impunes.

Com informações da BBC Brasil

Economia