Gleisi: Bolsonaro comete atentado à economia popular com fim da valorização do mínimo

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), acusa o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seu ministro Tchutchuca, isto é, Paulo Guedes, de cometerem mais um crime (o principal é a tentativa de acabar com a previdência pública).

Segundo a dirigente petista, o capitão reformado comete atentado à economia popular com fim da valorização do salário mínimo.

LEIA TAMBÉM
Lawfare: Lula presta depoimento na PF nesta sexta

Gleisi Hoffmann se manifestou por meio de nota oficial nesta sexta-feria (5). Confira:

Na manchete principal, O Globo revela que o governo Bolsonaro decidiu reajustar o salário mínimo apenas pela inflação. Segundo o jornal, a regra para 2020 renderia uma economia de R$ 7,6 bilhões para a Previdência Social. A atual fórmula de cálculo do reajuste foi fixada em 2007 por Lula e leva em conta o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais a inflação do ano anterior, medida pelo INPC. Foi isso que garantiu, nos momentos de crescimento da economia, o ganho do salário mínimo acima da inflação, ajudando a reduzir desigualdades e estimulando o consumo das famílias.
 
A decisão do governo é um atentado contra a economia popular, representa mais um garrote na cabeça dos mais pobres e aumenta a desigualdade num momento em que o desemprego está em alta e a miséria aumentou.  Pra completar, vai liberar o preço dos remédios.

Gleisi Hoffmann
Deputada federal (PT-PR)
Presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores.

Economia