Ford anuncia plano de demissão voluntária em Camaçari


A Ford anunciou na segunda feira (8) um Plano de Demissão Voluntária (PDV) em Camaçari (BA), com o objetivo de reduzir o quadro de trabalhadores. A empresa alega um excedente de 450 funcionários.

O anúncio acontece dois meses depois da multinacional norte-americana decidir fechar sua unidade de produção em São Bernardo do Campo, inclusive colocando como um dos pretextos para o encerramento da planta de São Bernardo de que iria centrar suas atividades na Bahia.

O plano inicial da empresa, em março, era demitir 700 funcionários, porém o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari conseguiu firmar um acordo com a empresa para que pudesse abrir o PDV com meta de 450 em um ano, evitando a demissão em massa.

“A empresa alega que tem 450 pessoas a mais na sua folha de pagamento e que essa unidade é uma das mais caras do país. Por isso, abriram o PDV depois de muita negociação. A intenção era uma demissão em massa este mês”, disse Clécio Aguiar, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

Atualmente, são cerca de 10 mil funcionários trabalhando na empresa, sete mil na área operacional.

A norte-americana Ford, instalada no Brasil desde 1967, assim como outras empresas automobilísticas, tem se beneficiado ao longo de décadas e, em especial nos últimos anos, de benesses e incentivos fiscais concedidos pelo governo federal e governos estaduais.

Economia