“Esse conflito não é do Brasil. Fiquem longe desse conflito”, diz embaixador palestino


O embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben, deu um conselho na noite desta quarta-feira (10) ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), em jantar promovido com 37 embaixadores de países árabes, em Brasília. “Esse conflito não é do Brasil. Fiquem longe desse conflito”, declarou.

“Se me permite, este conflito não é do Brasil. Vamos manter as boas relações com o Brasil, e desejamos ao Brasil o melhor. Fiquem longe deste conflito e vocês ganharão o mundo inteiro”, disse Alzeben no jantar com os países árabes com o presidente da República.

As tensões com os países árabes e islâmicos foi causado pela promessa de Bolsonaro de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém, um território reivindicado pelos palestinos historicamente, condição reconhecida pelas Nações Unidas.

O presidente brasileiro evitou tratar o assunto na presença dos embaixadores.

Os países árabes e islâmicos são os terceiros maiores importadores dos produtos agrícolas brasileiros e a aproximação com o estado de Israel pode afetar as vantajosas relações comerciais do Brasil na região. O que preocupa o empresariado do agronegócio.