Decisão de divulgar vídeo em defesa do golpe de 64 foi de Bolsonaro, diz Mourão


Um vídeo de dois minutos sem autoria e que defende os 21 anos da ditadura militar foi divulgado pelo Palácio do Planalto no domingo (31) via um canal oficial de whatsapp da Presidência da República. Na segunda-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que a decisão de divulgar a peça foi decisão de Jair Bolsonaro.

O vídeo está alinhado com o discurso do presidente Jair Bolsono, que na semana passada defendeu que o regime militar atendeu aos anseios populares e da mídia para estrangular uma ameaça comunista que assolava o país.

A repercussão do vídeo fez com que os deputados Paulo Teixeira e Gleisi Hoffmann, do PT, declarassem que vão procurar o Supremo Tribunal Federal e a PGR por crime de improbidade porque o presidente já havia sido alertado pela Justiça que a comemoração não seria permitida.

A Secretaria de Comunicação da Previdência confirmou que o canal de rede social é sim oficial, mas que a divulgação do vídeo não é uma ação reconhecida como oficial. Eduardo Bolsonaro replicou o vídeo em conta de rede social.

Contrariando pedidos do Ministério Público Federal, ações populares e até mesmo a ONU, Bolsonaro, fervoroso defensor do regime ditatorial militar, foi o centro de uma polêmica ao informar que os quartéis deveriam celebrar o dia 31 de março da maneira que achassem conveniente.