Opinião do Blog do Esmael: Contra a censura aos sites O Antagonista e Crusoé

Publicado em 16 abril, 2019

O Blog do Esmael e os sites O Antagonista e Crusoé, por óbvio, somos de campos ideológicos distintos. Mas estamos “unidos” por uma bandeira: a liberdade de expressão –prevista na Constituição Federal.

Não concordamos com uma vírgula que é escrita pelo “Anta”, porém, resgatemos Voltaire para manifestar a nossa solidariedade democrática: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”.

.

A censura imposta aos dois sites pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é perigoso precedente para a democracia brasileira nesses tempos obscuros de Jair Bolsonaro (PSL).

LEIA TAMBÉM
PF cumpre mandados de busca e apreensão em inquérito que apura ofensas a ministros do STF

Nunca é demais frisar que as páginas Crusoé e O Antagonistas são vítimas de modelo seletivo e de relativizações de direitos e garantias fundamentais que eles vêm defendendo nos últimos anos, sobretudo em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT.

.

Sobre o mérito da publicação censurada esta página [Blog do Esmael] também já se manifestou. Trata-se de uma disputa de poder travada entre procuradores da lava jato e o STF, onde O Antagonista e Crusoé são meros mensageiros.

O Blog do Esmael sabe bem o que é censura, pois, ao logo de 10 anos de sua existência, foi vítima de implacável perseguição por parte do ex-governador Beto Richa (PSDB) com a anuência de setores do judiciário paranaense.

Como declamou Mario Quintana, “Eu passarinho, Eles passar[ão]am!”