‘Coletes amarelos’ realizam 22º sábado de protestos e cobram medidas econômicas de Macron

O movimento dos ‘coletes amarelos’ realizou neste sábado (13) a 22º jornada de protestos contra o governo de Emmanuel Macron. Segundo os organizadores, os atos reuniram 80 mil pessoas em toda França.

As manifestações desse sábado acontecem às vésperas do anúncio de medidas econômicas que deve ser feito pelo presidente Macron durante a semana. O chefe de Estado prometeu apresentar uma resposta concreta às reivindicações dos “coletes amarelos”, movimento que começou após um projeto de aumento do preço dos combustíveis, mas que logo se transformou em uma revolta popular contra a redução de direitos sociais  e a diminuição do poder aquisitivo das classes trabalhadoras e médias.
Em Paris, as manifestações ocorreram sem grandes incidentes, apesar da prisão de 27 pessoas.  A polícia francesa adotou uma série de medidas restritivas e ampliou os bloqueios de ruas  e as revistas de pessoas para inibir os protestos. O governo francês aprovou uma nova legislação para lidar com as manifestações populares no país.
Em Toulouse, bastião dos “coletes amarelos” e que concentrou o maior cortejo desse 22° ato, momentos de tensão foram registrados já no meio do dia, com black blocs infiltrados na manifestação.
A passeata foi marcada por confrontos entre participantes e a polícia, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo.
*Com informações da Rádio France Internacional