Bolsonaro quer os Estados Unidos explorando a Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira (8) que durante seu encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, propôs a abertura da exploração da região amazônica em parceria com os Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:
Datafolha: 40% dos brasileiros acreditam que corrupção vai aumentar com Bolsonaro

“Quando estive agora com Trump, conversei com ele que quero abrir para ele explorar a região amazônica em parceria. Como está nós vamos perder a Amazônia, aquela área é vital para o mundo”, afirmou Bolsonaro numa entrevista à rádio Jovem Pan.

Ao ser questionado sobre o que queria dizer com perder a Amazônia, Bolsonaro alegou que a ONU discute com indígenas a possibilidade de se criar novos países no Brasil e acusou uma minoria dentro da Fundação Nacional do Índio (Funai) de impedirem o desenvolvimento da região para “ganhar dinheiro em cima dos indígenas”.

Na entrevista, o presidente criticou também o que chamou de “indústria” de demarcação de terras indígenas, que inviabilizaria projetos de desenvolvimento da Amazônia. Bolsonaro alegou que muitas demarcações foram feitas com “laudos suspeitos”, citando acusações de fazendeiros.

O presidente afirmou que pretende rever todas as demarcações que puder e defendeu que os indígenas possam vender essas regiões.

Economia

“O índio é um ser humano igual a eu e você. Ele quer energia elétrica, ele quer dentista para arrancar o toco de seu dente que está doendo, ele quer médico, ele quer internet”, argumentou.

Com informações da dw.com