Bolsonaro irá desgraçar a economia do Paraná, denuncia Gleisi Hoffmann

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), denuncia que as brigas do presidente Jair Bolsonaro com países Árabes e o Irã poderão desgraçar a economia do Paraná. Ela explica que o estado é grande exportador de carnes de aves e suínos, bem como de grãos para China e nações asiáticas.

Bolsonaro briga e o Paraná perde

Gleisi Hoffmann*

O setor produtivo paranaense deveria estar externando sua preocupação e reprimenda a Jair Bolsonaro, presidente que ajudou a eleger.

O Paraná, por esforço de sua elite, englobando aí setor produtivo, políticos tradicionais e conservadores, setor financeiro, deu uma das maiores votações a Bolsonaro. Pelo menos agora, que ele atenta contra setores da produção econômica brasileira, que pega em cheio o Paraná, esse setor tem de ter espaço de reagir, dialogar, protestar, sob pena de termos um baque na economia paranaense.

LEIA TAMBÉM
Aliado de Bolsonaro, Netanyahu enfrenta dura disputa nas eleições em Israel

Nosso Estado é grande produtor e exportador de carnes de aves e suínos, além de outros produtos agrícolas. Os mercados maiores são países árabes, China, outros asiáticos, além do continente africano. Bolsonaro no afã da luta ideológica e da posição subalterna aos EUA está espantando esses parceiros comerciais. Vai sobrar para o Paraná!

Em entrevista que concedeu à Jovem Pan, Bolsonaro fez pouco caso das consequências da abertura de um escritório de negócios em Jerusalém e dos impactos da medida para as exportações do agronegócio. “Quem vai ficar contra é o Irã e a Palestina que tem embaixada aqui sem ser país. Tão (sic) querendo demais”, disse ele. Na verdade, o Irã já é um dos principais importadores de produtos agrícolas do Brasil e os países árabes devem retaliar o Brasil em razão da submissão de Bolsonaro aos interesses de Benjamin Netanyahu e dos ataques aos palestinos.

Em sua ida a Israel chegou a assinar um livro apoiando a construção de uma sinagoga em cima de uma mesquita. Pra que fazer isso?!
E a briga com a China todos acompanharam.

O que está em jogo é o trabalho e o investimento de milhões de brasileiros, em especial paranaenses, na produção agropecuária. Quem apostou na eleição desse senhor tem de fazer algo.

Termino lembrando que nos nossos governos, governos do PT, jamais presenciamos uma situação dessas. Foi um período de prosperidade e abertura de novos mercados ao setor produtivo!

*Gleisi Hoffmann é deputada federal pelo Paraná e presidenta nacional do PT.

Comentários encerrados.