Por Esmael Morais

Bolsonaro ‘beija a lona’ já nos 100 dias, diz pesquisa Vox Populi

Publicado em 10/04/2019

O Vox Populi garante que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já começou a ‘beijar a lona’ já nos 100 dias de governo, isto é, 30% da população avalia o governo como ruim ou péssimo. A pesquisa mostra que a popularidade do capitão despenca, desmancha-se como castelo de cartas…

De acordo com a sondagem encomendada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), a desaprovação do governo Bolsonaro é maior que a avaliação positiva alcançou, de 26%, enquanto outros 39% avaliam como regular e 5% não sabem ou não responderam.

Quando comparado com os resultados das pesquisas Ibope e CUT-Vox, o desempenho positivo de Bolsonaro como presidente caiu de 49% para 26%. Já a avaliação negativa do governo passou de 11% para 30% em apenas três meses.

Impossível não atribuir o ‘beijo na lona’ de Bolsonaro ao comportamento de lobo na pele de cordeiro, qual seja, caiu a ficha dos eleitores de que o presidente os enganou para beneficiar os bancos e mais ricos do país.

LEIA TAMBÉM
Requião: “Lula é culpado”

O desânimo, a insatisfação com os rumos que o país está tomando e o medo dos brasileiros de ficarem desempregados também refletiram nos resultados apontados pelo Datafolha.

Na comparação entre os números do Datafolha, que registrou 65% de avaliação positiva de Bolsonaro em dezembro do ano passado, e o da CUT-Vox de abril deste ano (26%), a queda foi de 39 pontos percentuais.

E mesmo com a comparação dos resultados obtidos pelo Datafolha em abril deste ano, a queda da avaliação positiva do governo é grande: caiu de 65% (dezembro 2018) para 32%.

Sentimento com relação a Bolsonaro

A indiferença é o sentimento predominante entre os entrevistados, quando perguntados sobre o que sentem com relação a Bolsonaro. A maioria (34%) respondeu que não gosta nem desgosta de Bolsonaro.

Entre os que detestam (10%) e os que não gostam, mas não chegam a detestar (20%), o índice chega a 30%.
Já os que dizem gostar, mas não se consideram um ‘bolsonarista’ atingiu 26%, e os que se declaram ‘bolsonaristas’, 8%.

Metodologia

A pesquisa CUT-Vox Populi é quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas com o uso de tablets.

Público alvo

População brasileira com 16 anos ou mais, residente em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões
metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Amostra

Amostra nacional com 1.985 entrevistas, aplicadas em 120 municípios. Estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda.

A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Com informações da CUT Brasil.