bolo_live_indios_

Bolsonaro ameaça Ibama e Funai e quer explorar reservas indígenas; assista

Publicado em 18 abril, 2019
Compartilhe agora!

O presidente Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira (17) indígenas de cinco diferentes etnias no Palácio de Planalto. Foi feita uma transmissão ao vivo em que o presidente voltou a atacar os fiscais do Ibama, ONGs e ameaçou cortar a diretoria da Funai.

Os índios foram levados ao Planalto por Luiz Antonio Nabhan Garcia, ruralista e Secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

“Assim como o povo brasileiro tem que dizer o que eu vou fazer como presidente, o índio tem que dizer o que a Funai vai fazer”, disse. “Se não for assim, eu corto toda a diretoria da Funai.”

Bolsonaro defendeu a possibilidade de comunidades indígenas desenvolverem atividades de mineração e agropecuária em seus territórios. Em especial na área da reserva ianomami onde, segundo ele, há “bilhões ou trilhões de dólares” debaixo da terra.

“A reserva ianomami é riquíssima. Por isso que tem ONG dizendo que tá defendendo índio lá. Se fosse uma terra pobre, não teria ninguém lá. Como é rica, tá lá esses picaretas internacionais, picaretas dentro do próprio Brasil, picaretas dentro do governo dizendo que protegem vocês”, disse aos indígenas.

Bolsonaro criticou ainda a atuação de fiscais do Ibama, da Funai e de ONGs indigenistas. Assista:

Com informações da Folha de S. Paulo e da Agência Brasil.

Compartilhe agora!