Ato em São Paulo lembra a prisão de Lula em 1980


Na próxima sexta-feira (19) completam-se 39 anos da primeira prisão de Lula, juntamente com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em meio à greve da categoria de 1980. Para marcar a data, será realizado um ato no Memorial da Resistência, em São Pau­lo.

“Eu e outros companheiros mon­tamos um Comitê Lula Livre aqui na rua João Moura, em São Paulo, onde moro. Éramos cinco pessoas, no início, e numa panfletagem que fizemos con­seguimos reunir 28 e distribuir mais de mil jornais. Daí resolvemos marcar essa atividade, para lembrar da prisão, num momento em que Lula é de novo um preso político”, afirma Djalma Bom, que foi deputado federal e vice-prefeito de São Bernardo do Campo.

Em 1980, a ditadura buscava acabar com a poderosa greve dos metalúrgi­cos, um movimento que reivindicava reajuste salarial e reunia assembleias com cerca de 70 mil metalúrgicos no estádio da Vila Euclides. Naquele mês de abril, houve uma sucessão de me­didas: no dia 15, o Tribunal Regional do Trabalho decretou a ilegalidade da greve. Dois dias depois, o Mi­nistério do Trabalho interveio em dois sindicatos de meta­lúrgicos: de São Bernardo do Campo e Diadema e de Santo André, que na época eram separados. Os diretores foram afastados das entidades.

No dia 19 começaram as prisões. Nem assim a greve refluiu, e só terminou em 12 de maio, depois de 41 dias.

Os primeiros a serem pre­sos, às 6 horas da manhã do dia 19 foram Lula, Djalma e Devanir Ribeiro. Depois, houve outras detenções. Eles foram levados para o Dops, a polícia política da ditadura, cuja sede é o local onde hoje funciona o Memorial da Resistência. Os 12 sin­dicalistas do ABC acabariam ficando na prisão até 20 de maio.

O evento será realizado no dia 19 de abril, 12h, no Memorial da Resistência (antiga sede do Dops), Largo General Osório, 66, bairro de Santa Ifigênia, centro velho de São Paulo.

Economia

*As informações são do jornal O Trabalho