SP tem dia de atos contra a ditadura militar e os 55 anos do golpe


A cidade de São Paulo teve um dia marcado por atos contra a ditadura neste domingo (31), dia em que o golpe militar completa 55 anos. Nesta tarde, os manifestantes protestaram na Avenida Paulista, na região central da capital. No Parque do Ibirapuera, na Zona Sul, aconteceu a “Caminhada do Silêncio”.

Os protestos ocorrem dias após o presidente Jair Bolsonaro determinar ao Ministério da Defesa que fizesse as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe. Mais tarde, Bolsonaro esclareceu que a ideia era “rememorar” a data, não comemorar o golpe.

Na Paulista, o grupo se concentrou em frente ao Masp das 14h30 às 16h30. Um boneco em referência a Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI-CODI, foi incendiado no asfalto. Os manifestantes dispersaram às 16h30.

A “Caminhada do Silêncio” no Ibirapuera, começou às 16 horas na Praça da Paz, saiu em passeata dentro do parque às 18 horas, e terminou às 19h30 no portão 10, junto ao monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos na ditadura, obra projetada pelo arquiteto Ricardo Ohtake, que traz nomes de vítimas do período.

*Com informações do G1 SP