OAB vai discutir a Previdência por todo o país

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, anunciou que a entidade pretende espalhar o debate da Previdência pelo país. Ele defendeu a realização de amplas audiências abrindo espaço para a produção de conteúdo técnico por entidades da sociedade civil e pela Advocacia brasileira.

Ele defendeu que os debates sobre as propostas de reforma da previdência aconteçam baseados em dados, fatos e números da seguridade social.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro está ‘brincando de presidir o país’, diz Rodrigo Maia

Santa Cruz criticou a falta de transparência e a dificuldade em se obter informações fidedignas acerca do impacto das alterações nas contas da previdência e na proteção social dos trabalhadores brasileiros.

“É muito importante que a advocacia tenha uma posição sólida em relação à reforma da previdência, mas não podemos cair em uma discussão sem dados, sem consistência sobre esse tema. Não vamos abrir mão de debater o problema, mas a falta de transparência atrapalha. Precisamos ser porta-vozes de uma reforma que seja justa, de um projeto de Brasil melhor, não de um projeto de Brasil ainda mais violento nas suas relações sociais”, afirmou.

“Temos realidades diferentes dos trabalhadores no país e por isso o tema tem que ser debatido de forma exaustiva. Para isso, precisamos da nossa capacidade de juntar os operadores e de produzir textos teóricos, fazer a divulgação desses dados nos nossos canais.”

Economia

O presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, também afirmou que a transparência será fundamental para um debate qualificado da reforma da previdência.

“É necessário que tenhamos acesso aos dados, porque somente a partir da compreensão dos números é que poderemos tentar diminuir as desigualdades no nosso país. É inadmissível que em todas as ocasiões em que esse pretenda a implementação de mudanças, as dificuldades sempre acabem sendo suportadas por aqueles menos favorecidos e que possuem menos proteções”, afirmou o presidente da Seccional paulista da Ordem.

As informações são da OAB.