Ministro do Meio Ambiente compara crítica de site alemão ao nazismo

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, usou o Twitter para atacar a Alemanha ao responder a um artigo publicado no site da edição brasileira da “Deutsche Welle”. No texto, o colunista Philipp Lichterbeck dizia que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) caminha para “transformar o meio ambiente brasileiro num inferno”.

LEIA TAMBÉM:

Mais uma “laranja” de Minas denuncia o ministro do Turismo de Bolsonaro

Segundo o artigo de Lichterbeck, que cita medidas de Salles à frente da pasta, “o Brasil está caminhando para transformar seu meio ambiente num inferno de sojas, pasto, eucalipto, cana-de-açúcar e lama da indústria da mineração.”

Pelo Twitter, Salles disse que é “lamentável” que um canal público alemão escreva isso do Brasil e que o cenário descrito no artigo era semelhante ao da Alemanha na época do nazismo.

“Essa sua descrição se parece mais com o que a própria Alemanha fez com as crianças judias e tantos outros milhões de torturados e mortos em seus campos de concentração”, escreveu o ministro.

Economia

Salles sublinhou e reproduziu trecho do artigo em que Lichterbeck diz que o governo Bolsonaro é composto por “pessoas que agem e falam com arrogância e crueldade”, que “riem quando morre uma criança de sete anos” [em referência ao neto do ex-presidente Lula], que “comemoram quando a polícia comete massacres em favelas, quando morrem ambientalistas ou vereadoras negras”.

No artigo, o colunista ainda citou a suposta relação do governo com milícias e corrupção.

Questionado por seguidores, Salles justificou a declaração.

“Isso não tem nada a ver com discussão sobre meio ambiente. É ofensa pura e simples”, afirmou o ministro.

Com informações do Valor