Milton Alves: O povo derrotou a ditadura e vai derrotar a gangue de Bolsonaro

O ativista político e social Milton Alves afirma que o povo já derrotou a ditadura militar e prevê que também vai derrotar a gangue do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Leia a íntegra da coluna:

O povo derrotou a ditadura! O povo vai derrotar a gangue de Bolsonaro!

Milton Alves*

Neste domingo (31) e segunda-feira (1º), nas ruas de todo o país vamos homenagear a memória de todos que pereceram em defesa da democracia. Os riscos e as ameaças à democracia feitas pelo governo Bolsonaro, de generais, neoliberais e tribunais -, terá que enfrentar, cada vez mais, uma muralha política de resistência e rebeldia popular.

LEIA TAMBÉM
Partidos repudiam louvação de Bolsonaro ao golpe de 64

Economia

Foram 21 anos de luta popular, sindical, estudantil, cultural, parlamentar, clandestina e legal -, mas o povo pouco a pouco foi erguendo a muralha da resistência, construindo suas organizações, levantando as bandeiras pelas liberdades democráticas, pela anistia, pelo fim das torturas e do aparelho repressivo de assassinatos de opositores, do terrorismo de estado, a partir do AI5 em dezembro de 1968.

Muitos perderam a vida nesse duro combate, uma legião de órfãos, viúvas, mães sem paradeiro do filho desaparecido, mas a luta continuou…E foi crescendo e crescendo até o isolamento político e moral da ditadura e de seus generais nos meados dos anos 80′.

Agora, novamente, a democracia corre um risco crescente com um governo de generais, neoliberais e tribunais. Uma malta que mescla facínoras de extrema-direita, como Jair Bolsonaro, procuradores e juízes da cloaca antidemocrática da Lava Jato, generais de pijama e coronéis ávidos por fatias de poder — todos a serviço dos grandes consórcios de capitalistas e de banqueiros daqui e de fora.

Assim como encontramos o caminho da vitória contra a ditadura, haveremos de encontrar o caminho da vitória popular para libertar o Brasil da gangue de Bolsonaro.

Um povo unido e mobilizado fará prevalecer, mais cedo ou mais tarde, o peso da sua vontade para conquistar um país mais justo e inclusivo, esmagando a minoria apátrida que nutre ódio e desprezo pelos direitos econômicos e sociais da brava gente brasileira.

Neste domingo (31) e segunda (1), nas ruas de todo o país vamos homenagear a memória de todos que pereceram na luta pela da democracia.

E seguir adiante na defesa dos princípios da Constituição Cidadã de 1988, na defesa da Previdência Pública, dos direitos econômicos e sociais do povo trabalhador, pela punição dos crimes da Lava Jato e pela imediata liberdade do ex-presidente Lula.

* Milton Alves é ativista político e social, militante do PT de Curitiba.