Lula vai à Justiça contra bilionário caixa dois da lava jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de seus advogados, ingressaram na Justiça contra o bilionário fundo (caixa dois) da lava jato constituído com dinheiro da Petrobras.

A petição do ex-presidente foi endereçada ao novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, juiz Luiz Bonat, responsável pela lava jato.

Para Lula, os membros do Ministério Público Federal da Lava Jato de Curitiba estão claramente extrapolando suas funções constitucionais e legais ao buscarem constituir uma fundação com vultoso patrimônio oriundo de uma sociedade de economia mista e participar de sua administração.

LEIA TAMBÉM
“Lava Jato da educação” é para prender Haddad, diz Reinaldo Azevedo

“Enquanto procuradores da Lava Jato posaram de defensores da Petrobras no Brasil, acusavam a empresa junto com o governo dos Estados Unidos. Querem tirar 2,5 bilhões dela, metade disso para uma fundação privada administrada por indicados de Deltan Dallagnol”, dispara o ex-presidente que é mantido preso político há quase um ano na Polícia Federal de Curitiba.

Lula voltou a frisar na peça direcionada ao juízo da lava jato que a Petrobras não poderia ter sido assistente de acusação, no caso tríplex do Guarujá, porque diretores, gerentes e outros funcionários teriam concorrido para ocorrência dos supostos delitos praticados no âmbito da estatal de petróleo.

Economia

Segundo os advogados, o petita não concorreu de qualquer forma na prática dos supostos ilícitos praticados em contratos firmados pela petrolífera.

“Lula não solicitou ou recebeu qualquer vantagem indevida proveniente de contratos firmados pela Petrobras ou por qualquer outra entidade”, sustenta a defesa do ex-presidente.

Clique aqui para ler a íntegra da petição de Lula.